top of page

Rei Sabá

O evento é tradição há mais de 70 anos e movimenta a cidade. A festa do Rei Sabá começa com uma procissão fluvial. Dezenas de embarcações lotadas de devotos atravessam o Rio Pirabas, que banha a frente da cidade, até a praia da Fortaleza. São mais de 12 km de praias banhadas pelo Oceano Atlântico.

Além dos encantos naturais que a praia oferece, nas festividades o lugar recebe centenas de pessoas para homenagear o Rei Sabá. O público visita as imagens que fazem parte das religiões afrodescendentes, como Umbanda e Candomblé.

As estátuas de Mariana e Iemanjá erguidas no local também são reverenciadas por pais, mães e filhos de santos. Umbandistas de várias regiões do Pará e de outros estados do nordeste participam dessa encantaria, que é a única do Norte.

A Pedra do Rei Sabá é a mais visitada durante os rituais. O evento começou há 75 anos, antes mesmo de Pirabas se tornar um município. É na pedra escura que umbandistas, pajés e outros sacerdotes da encantaria depositam as oferendas e cumprem suas obrigações com as entidades.

photo5174835022564272422.jpg

Rei Sabá

bottom of page